Índios isolados são registrados em vídeo pela primeira vez no AC

FSP, 29/7/2014

Um vídeo registrado por funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio) no Acre há um mês e divulgado nesta terça-feira (29) mostra o primeiro contato com índios isolados que vivem na região da fronteira do Brasil com o Peru, no Acre.

As imagens foram gravadas por uma equipe da Funai que fazia trabalhos na região. Mostram inicialmente um índio ashaninka, que ajudava na intermediação, entregando aos índios isolados cachos de bananas.

Os índios isolados apareceram na margem de um rio gritando e batendo na barriga como se quisessem demonstrar que sentiam fome. Eles portavam arcos e flechas e um deles aparece nas imagens com uma espingarda nas mãos. Segundo a Funai, o grupo de índios isolados entregou um jabuti ao outro índio como retribuição pelas bananas.

Veja o vídeo: http://player.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=15140587

No mesmo dia, o grupo isolado ainda levou itens da aldeia dos ashaninka, como um machado e roupas sujas, possivelmente contaminadas.

No dia seguinte ao primeiro contato, segundo relatório dos funcionários da Funai, os índios estiveram novamente na aldeia, espirrando e tossindo. Eles adquiriram gripe e foram levados a uma base da Funai onde foram tratados e ficaram em quarentena por mais de 15 dias, antes de retornarem a área onde vivem. A preocupação era que espalhassem o vírus pela aldeia em que vivem, já que não possuem imunidade.

Segundo Carlos Travassos, coordenador geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Funai, os índios aceitaram voltar à base da Funai, perto do município de Feijó, no Acre. Eles serão vacinados contra a gripe nos próximos dias. Segundo ele, não se sabe o motivo de o grupo ter decidido fazer o contato, mas especula-se que tenha relação com a perseguição sofrida por eles por madeireiros que atuam no Peru.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1493107-indios-isolados-sao-registrados-em-video-pela-primeira-vez-no-ac-veja.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s